Marcada como a estação de temperaturas amenas e pelas flores, a Primavera não será bem assim este ano, segundo prognósticos dos meteorologistas. A estação deverá ser caracterizada por ondas de calor excessivo em Mato Grosso do Sul. Tudo por causa do fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico, conhecido como “El Niño” que estará 2ºC acima do normal. A nova estação começa no próximo dia 23, no hemisfério sul do planeta e, com o aquecimento global, o calor deverá ser forte pelos próximos dois anos.

As temperaturas devem ficar muito acima da média em MS e no Brasil, com as mínimas ficando até 2ºC acima da média e as máximas até 5ºC, de acordo com informações do meteorologista Natálio Abrão. “O País e o Centro-Oeste sofrerão forte consequência com o aquecimento global para os próximos 24 meses”, afirma. Fenômenos significativos, como estiagens severas no nordeste do Brasil, no Centro-Oeste, chuvas em pancadas fortes entre MT e MS e, no sul do país, chuvas fortes, granizos e rajadas de vento também estão previstas.

“Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas serão elevadas e podem ficar acima dos 40 graus. Também teremos pancadas de chuvas que podem ser as mais fortes dos últimos anos no centro-sul do Estado. Estas chuvas podem provocar enchentes e transbordamentos nas bacias das regiões em Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica e no extremo sul, entre Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi e Navirai, incluindo Campo Grande”, explica.

Já nas regiões norte e nordeste de MS, as chuvas devem ficar abaixo da média. No extremo sul do Estado, há probabilidade de 35% da chuva ocorrer dentro da média, mas há 45% de chance de chover além do normal para a época.

Cristina Viduani
Foto: Cristina Viduani