Como parte da Semana Nacional de Trânsito, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promove, na próxima sexta-feira (18), uma palestra com o filósofo, professor e escritor, Mario Sérgio Cortella, no auditório da Câmara Municipal de Campo Grande, com o tema “Década da Segurança no Trânsito – 2011/ 2020: seja você a mudança no trânsito”. O objetivo do evento é o de sensibilizar os cidadãos campo-grandenses para adotarem uma postura pró-ativa de preservação da vida no trânsito.

Para o filósofo, é necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. “É importante abordar a banalização da vida, por que não nos importamos com as pessoas que estão morrendo ou ficando sequeladas no trânsito”, diz.

Cortella é graduado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP. É o criador da série de livros “O que a vida me ensinou”. Ex-monge, a espiritualidade está sempre presente em sua obra.

Natural de Londrina, interior do Paraná, na juventude (1973/1974/1975) Cortella experimentou a vida monástica em um convento da Ordem Carmelitana Descalça, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica. Foi graduado em 1975, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira.

Em 1989, concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e, em 1997, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, concluiu seu doutorado também em Educação pela PUC-SP, onde atuou por 35 anos como professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, cargo que também ocupou no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010.

O professor e filósofo foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), durante a administração de Luiza Erundina. Foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Fez o programa “Diálogos Impertinentes”, na TV PUC, no Canal Universitário.

A palestra começa às 20h, no auditório da Câmara Municipal de Campo Grande, à Av. Ricardo Brandão, 1400. A entrada é gratuita.

Da Redação
Foto: Divulgação