O Congresso analisa, na terça-feira (22), 32 vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo. Muitos deles são polêmicos, como o Fator Previdenciário e o aumento dos aposentados, além do reajuste do Judiciário.

O processo de votação é complicado e pode se transformar em uma maratona de horas. Assim como na última sessão do Congresso, realizada no dia 11 de março, a votação dos vetos presidenciais será feita por meio de uma “cédula” que permite a apuração eletrônica dos votos.

Primeiro, o conjuntos dos vetos é discutido e a votação só tem início depois que quatro senadores e seis deputados tiverem debatido a matéria sem prejuízo da continuidade dos debates.

Após a entrega do voto impresso, os parlamentares podem começar a discutir os destaques. Já existem 35 requerimentos de destaque, mas como vários são repetidos, na prática seriam mais 14 votações em separado.

A estimativa, é de que cada votação de destaque dure de 40 a 45 minutos. Com isso, a votação dos 32 vetos deve levar horas para ser concluída.

Leia a matéria na íntegra na edição desta segunda-feira (21), no JNE.
Da Redação com Agência Câmara
Foto: Pedro França/Agência Senado