Começa hoje (25), às 19h, o Circuito Aprosoja, realizado no município de Sidrolândia, no Parque de Exposição Waldomiro João Comparim. Promovido pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja-MS), o circuito contará com a presença do especialista em mercado internacional, Fernando Muraro, que retorna ao Estado para ministrar a palestra “Tendências do Mercado de Soja e Milho 2015/2016”.

O evento vai tratar de questões problemáticas para o setor, como a hora certa para negociar a soja diante do recuo do mercado chinês e as constantes altas do dólar. “A moeda de negociação [o dólar] disparou e manteve o mercado ativo. O mês de agosto começou com bons negócios no mercado interno de soja, desacelerou na segunda quinzena, mas ainda assim o volume vendido está acima da média comercializada nos últimos cinco anos”, destaca o palestrante.

Para o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o atual cenário econômico exige do produtor ainda mais atenção e conhecimento. “Diante dos desafios de ordem econômica e com o mercado de commodity cada vez mais criteriosos, se torna ainda mais necessário que o produtor esteja atento e bem informado sobre a dinâmica do setor agrícola. O produtor espera por um bom tempo, tanto no clima – com a expectativa de chuva para intensificar o plantio de soja – quanto na economia do País”, explica.

O Circuito Aprosoja leva informações relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros e já percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante e Amambai, somando 800 participantes entre agricultores, técnicos e estudantes.

Da Redação
Foto: Divulgação/Aprosoja-MS