Em agosto os preços da indústria apresentaram alta de 0,97% em relação ao mês anterior, resultado superior ao de julho, que foi de 0,72%. O acumulado no ano foi de 4,63% em agosto, contra 3,63% em julho. O acumulado em 12 meses foi de 7,27%, contra 6,71% em julho. Os números são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP mede a evolução dos preços de produtos sem impostos e fretes.

No mês passado, a variação dos preços da indústria geral em relação ao mês anterior foi de 0,97%, resultado acima do observado em julho (0,72%). Nessa mesma comparação, 20 das 24 atividades tiveram variações positivas de preços, contra 17 do mês anterior.

A partir deste mês, o IBGE começa a divulgar o Índice de Preços ao Produtor das Indústrias Extrativas e de Transformação, ampliando o âmbito da pesquisa, que passa a incluir empresas das indústrias extrativas, com nova série histórica iniciada em janeiro de 2014. Também passam a ser divulgadas as informações por grandes categorias econômicas, ou seja, bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis e semiduráveis e não duráveis).

Da Redação
Foto: Divulgação