O ministro dos Esportes, George Hilton, esteve reunido, nesta sexta-feira (25), com o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), em Campo Grande, para definir a participação de Mato Grosso do Sul no revezamento da tocha olímpica das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul, a tocha passará pela Capital e em mais oito cidades do interior. Para Hilton, os jogos deixarão um legado por onde passar o símbolo olímpico.

Participarão do revezamento as cidades de Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados, Ivinhema, Nova Andradina e Bataguassu, além da Capital. Não foi descatada uma possível passagem do símbolo olímpico pelas cidades de Bonito e Corumbá.

O ministro revelou ainda que uma nova pista de atletismo será entregue à cidade. “Também estamos viabilizando, junto à iniciativa privada, um novo centro esportivo”, contou Hilton.

A tocha olímpica, ou fogo olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos jogos olímpicos da antiguidade.

Com seu significado ancestral, o símbolo foi reintroduzido nos jogos olímpicos de 1928 e continua, até hoje, a fazer parte das olimpíadas modernas. O percurso de revezamento da tocha olímpica começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Cristina Viduani
Foto: Rod Ostemberg