Abastecer o carro com gasolina custa mais caro a partir de hoje (30). No final da noite de ontem (29), a Petrobrás anunciou o reajuste de preços dos combustíveis nas refinarias. A gasolina teve o preço reajustado em 6% e o diesel, em 4%. Os aumentos já estão valendo, o que significa aumento também nos postos de combustíveis. No entanto, o preço nas bombas depende da determinação de cada posto.

Os reajustes não incluem os tributos federais, como Cide e PIS/Cofins, e nem o ICMS, diz a nota da estatal. Em Mato Grosso do Sul, a alíquota do ICMS para o diesel caiu de 17% para 12% no dia 1 de julho, mas estará valendo somente até o dia 31 de dezembro. Após esse período, a medida será reanalisada e o governo do Estado decidirá se a alíquota mais baixa continuará valendo para 2016.

Em agosto passado, a Petrobrás também anunciou reajuste – de 15% – nos preços do botijão de gás de cozinha. Ainda segundo a nota da estatal, a recomposição de preços é uma estratégia da companhia para recuperar sua situação financeira e permitir que possa “manter os investimentos previstos”.

Cristina Viduani
Foto: Divulgação