Por Daniela Lacerda

Governadores de cinco estados brasileiros foram recebidos pelo governador Reinaldo Azambuja nesta sexta-feira, 02, para dar continuidade ao 4º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central. O objetivo  é debater questões de interesses comuns aos estados participantes, encontrando soluções para alavancar o desenvolvimento econômico e social dos estados. Em pauta também a criação de um consórcio para fortalecer politicamente os estados, criando um fundo de financiamento que irá permitir novos investimentos em diversas áreas, com mais agilidade e menos burocracia para o desenvolvimento dos projetos. O consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, inédito no país, vai permitir aos estados captação de recursos para execução dos projetos em áreas como educação, agricultura, empreendedorismo e ciência e tecnologia.

Um relatório sobre a criação do consórcio, com atualização sobre a tramitação, no parlamento de cada Estado, do projeto de lei que o institui, foi apresentado hoje no encontro. Além disso, foi feito o lançamento do Site Brasil Central e assinado memorandos de entendimentos com entidades parceiras e apresentação sintética do MBC (Movimento Brasil Competitivo) sobre Reforma do Estado, documento elaborado pelo SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República).

Para o Governador Reinaldo Azambuja, os Estados que integram o Brasil Central representam ‘a região que dá certo no país’. “Nada mais lógico, do que nos unirmos e discutirmos uma pauta regional, que inclui modelo de desenvolvimento, integração e logística das regiões. Ninguém quer inventar a roda, mas temos que discutir uma pauta, inclusive nas questões tributárias, que dê competitividade a todos os estado para evitar brigar. Tenho certeza que podemos achar caminhos no momento da crise, buscando o equilíbrio. Nós temos que avançar, mesmo em situações de baixo crescimento”, disse o Governador de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Governador de Tocantins, Marcelo Miranda, no cenário da crise econômica pela qual o Brasil está atravessando, as discussões de ações do Fórum serão alternativa para o País. “Estamos discutindo projetos, não apenas para o Brasil Central, mas para todo o País. Estamos trabalhando com foco na geração de emprego, renda e oportunidades. O momento é agora e estamos unidos por um Brasil melhor”, ressaltou.

Além do governador do Estado, participaram do encontro os governadores: Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO) e Rodrigo Rollemberg (DF), que são integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central.  A próxima reunião do Fórum está prevista para acontecer no Distrito Federal, no dia 06 de novembro, (Data não confirmada).