Por Marcelo Varela e Jhoseff Bulhões

O prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Antunes Olarte, acaba de deixar o 3ªº Distrito Policial (DP) de Campo Grande por conseguir uma transferência para um outro local. As informações são de que Olarte será levado ao Comando Geral da Polícia Militar (PM) onde fica ainda por cinco dias. A transferência foi concedida pelo desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o mesmo que determinou a prisão dele, atendendo a um pedido do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Por volta de 15h, um oficial de justiça foi até a delegacia e entregou o pedido de transferência para o delegado titular do 3ºDP, Fabiano Nagata.

Olarte saiu rapidamente pela porta da frente, evitando a imprensa que aguarda no local, com um travesseiro nas mãos. Entrou no carro e segue para o novo local onde ocupará uma cela especial.

Entrega

O prefeito afastado escolheu o 3º Distrito Policial (DP) no Bairro Carandá Bosque. Ele chegou por volta das 4h50, acompanhado por advogados, onde foi recebido pelo delegado titular Fabiano Nagata.

Gilmar Olarte aparece como um dos principais envolvidos em uma esquema de compra de votos para cassação do atual prefeito Alcides Bernal (PP), alvo de investigações por parte do Gaeco, dentro da Operação Coffee Break.
Olarte teve a prisão temporária (de cinco dias) decretada na noite de quarta-feira (30) pelo desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva do TJMS.

O Poder Judiciário Estadual decretou também a prisão do empreiteiro João Amorim que se apresentou no Garras na quinta-feira (1), onde continua preso.

Sem Regalias

Em coletiva a imprensa nessa manhã, o delegado Fabiano Nagata disse que o prefeito afastado ocupou uma das celas, sem direito a regalias. Informou que no local existem três beliches apenas, nenhum kit de mídia ou de conforto será disponibilizado ao político. Gilmar Olarte passou algumas horas, e almoçou no local.
Conforme o advogado de Olarte, Jail Azambuja, a defesa aguarda uma decisão sobre um pedido de habeas corpus impetrado no mesmo dia da divulgação do mandado de prisão.