Por Avelino Neto

Um carregamento de quase 200 quilos de pasta base de cocaína foi apreendido pela Polícia Federal em Dourados. A apreensão aconteceu ao final de vários dias de investigação e embora o responsável pelo transporte alegue que entregaria em Dourados, o destino final poderia ser a cidade de São Paulo.

A apreensão aconteceu na BR-463 onde os federais abordaram um caminhão frigorífico que foi vistoriado com ajuda da cadela farejadora Ciba. O animal farejou vestígios da droga no interior da carroceria, sendo o caminhão levado para delegacia da PF e submetido a uma vistoria minuciosa.

Após algum tempo os federais encontraram pacotes com a droga, totalizando 180 quilos distribuídos em pacotes acondicionados no sistema de ar refrigerado do furgão frigorífico. O motorista do caminhão alegou que apenas fazia o transporte, dizendo ter sido contratado para levar a droga de Ponta Porã até Dourados, mas não detalhou onde, como e a quem entregaria, afirmando que receberia R$ 20 mil pelo transporte.

De marca

Todas as embalagens da droga tinham marca d’agua com imagem de um jipe, o que para a Polícia Federal indica o cartel fornecedor e distribuidor. Na tentativa de repelir a ação de cães farejadores, os responsáveis pelo carregamento impregnaram os pacotes com graxa vermelha.

Considerada uma das maiores apreensões desse tipo de droga nos últimos meses em Mato Grosso do Sul, o carregamento está avaliado em R$ 4 milhões. O motorista do caminhão está autuado em flagrante e a PF investiga a real propriedade e destino do carregamento.

Foto: Divulgação PF