Por Jhoseff Bulhões

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já é uma das principais referências regionais no campo da pesquisa e pós-graduação. Na última avaliação do Ranking Universitário produzido pela Folha de São Paulo, a Universidade desponta com a melhor avaliação na área da pesquisa, entre as demais universidades estaduais do Centro Oeste.

Entre os anos de 1993 e 1994, quando era criada a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a principal missão era gerar uma verdadeira transformação estadual a partir da educação. O foco era a formação de professores da educação básica, especialmente em para atuarem em cidades do interior.

Atualmente, 21 anos depois, a UEMS não só cumpriu a missão de qualificar a educação básica como se verticalizou tornando-se referência em pesquisa e pós-graduação no Centro Oeste. Mostra disso está no fato da Universidade ter conquistado o primeiro e a segundo doutorado do Centro-Oeste, entre as universidades estaduais.

A Universidade conta hoje com 16 cursos de pós-graduação stricto sensu em 7 unidades universitárias, sendo 14 mestrados e dois doutorados (Agronomia, em Aquidauana e Recursos Naturais, em Dourados).  São 180 alunos diplomados e 378 matriculados.

Se considerados os últimos quatro anos, o aumento no número de programa stricto sensu chega a 250%. Além disso, a Universidade alcançou a marca de 10 cursos de especialização Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento, com 444 matriculados.

Foto: Divulgação