por Jhoseff Bulhões

Nesta terça-feira (20), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve reativando o Porto, em Porto Murtinho. Para sua reativação o local recebeu investimento de R$ 1 milhão para manutenção da estrutura portuária. A área tem capacidade de escoamento de 500 mil toneladas de grão por ano e vai gerar 80 empregos direitos e 800 indiretos.

Foram transportados inicialmente 6 mil toneladas de açúcar a granel com destino à cidade de Paysandu, no Uruguai, e até o final de 2015 a expetativa é de escoar 40 mil toneladas, e em 2016 mais 300 mil toneladas ao ano.

O açúcar escoado pelo Porto é da Usina Eldorado MS, e o destino da carga é a indústria Azul Carlito, com sede na cidade uruguaia, e no total, a carga transportada percorrerá uma distância de 2,2 mil km pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai até o seu destino final.

Para o governador Reinaldo Azambuja, essa ação de reativação do Porto na cidade de Porto Murtinho é considerada prioritária por parte do Governo, principalmente pelo local ser considerado estratégico para importação e exportação de cargas.

Azambuja ressaltou a importância da reativação do Porto e lembrou que o local estava inércia há anos.  “É importante relembrar os 10 anos de ociosidade desse Porto, onde perdeu o Governo, a prefeitura, o setor empresarial e o setor produtivo, e agora, nós vamos recuperar essas perdas”, frisou.

Participaram do evento o secretário, Jaime Verruck, da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e também contou com a presença do prefeito, Heitor Miranda, e de deputados estaduais e federais, entre outras autoridades. (Com Assessoria)

Foto: Chico Ribeiro/Assessoria