por Jhoseff Bulhões

Trabalhando para dar oportunidade às populações indígenas nas aldeias de Mato Grosso do Sul, a titular da Subsecretaria de Políticas Públicas Indígena, Silvana Albuquerque, afirma que os índios precisam de oportunidade de crescimento. É a primeira vez que Mato Grosso do Sul possui uma subsecretaria específica para tratar dos índios.

Com discurso pela paz e diálogo, Silvana ressaltou ainda a inserção da agricultura familiar como importante meio de desenvolvimento da comunidade, sendo também este o principal desafio da subsecretaria a ser cumprido nos próximos anos. Criada pelo governador Reinaldo Azambuja, a subsecretaria tem objetivo de trabalhar políticas públicas de inclusão em todas as áreas e segmentos para os povos indígenas.

“O primeiro passo a ser trabalhado é desfazer o modelo inserido nas nossas aldeias, um modelo de assistencialismo, que apenas dá ao índio, mas não oferece oportunidade de crescimento profissional ou de iniciar a agricultura familiar. A maior demanda do Estado é a terra. Além da educação e a cultura, precisamos ter um programa específico para agricultura familiar em Mato Groso do Sul”, disse a subsecretária.

Silvana credita que com a criação do Plano Estadual Indígena haverá o fortalecimento da cultura e ordenação do trabalho indígena. Elaborado pela Secretaria, o programa já encaminhado ao Governo do Estado e será inserido no Plano Plurianual.

“Nós vamos trabalhar a questão da agricultura familiar por meio do Plano Estadual Indígena. O índio quer viver com dignidade. A terra não é geração de alta renda, é de pouca. O que o meu povo precisa é ser respeitado, viver com dignidade e pregar a paz. Precisamos de paz, precisamos dialogar”,afirmou.

A intenção da subsecretaria é levar este programa até Assembleia Legislativa para que a proposta se torne projeto de lei beneficiando a comunidade de forma duradoura. E foi desta forma, consultando os índios, que o Plano foi elaborado pela pasta. (Com Assessoria)

Foto: Divulgação/Assessoria