Beer at Oktoberfest in Munich, Germany

por Marcelo Varela

Quem nunca ouviu falar da Oktoberfest, famosa comemoração alemã, não nasceu nesse mundo ou com certeza despreza uma das melhores festas realizadas fora do território da Alemanha. Tradicional festa realizada no sul do Brasil como forma de homenagear os povos germânicos, também é realizada em Campo Grande e chega em sua 7ª edição, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, hoje (23) e amanhã (24). O evento terá os sabores da Alemanha com pratos típicos, como o Eisben (joelho de porco), Salsichão, porções diversas e os deliciosos e gelados canecos de chopp Brahma, além de danças típicas e animação da banda de música germânica “Destake” do Paraná.

Durante a programação da festa alemã estão previstas apresentações culturais e também o famoso “Concurso de Tomadores de Chopp em Metro”. Podem participar do concurso apenas maiores de 18 anos e o(a) candidato(a) que ingerir mais rapidamente uma tulipa de 1m de chopp (600 ml) será o(a) vencedor(a).01oktoberfest

Para Rosmar Patzlaff, patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, diferentemente do que as pessoas pensam, a Oktoberfest não é uma festa para bebedeira desenfreada de chopp, trata-se de uma homenagem que os integrantes do CTG fazem à comunidade alemã, proporcionando um clima familiar para os campo-grandenses. “Essa festa que chega na 7ª edição é uma homenagem dos integrantes descendentes de alemão do CTG Tropeiros da Querência. É uma festa da cultura alemã presente no CTG justamente para homenagear e reviver a tradição germânica. Como realizamos o jantar italiano em duas edições no ano, a gente quis prestigiar a colônia alemã fazendo essa integração de culturas”, diz Patzlaff.

Eisbein

Além do tradicional chopp também serão vendidas comidas típicas como eisbein (joelho de porco) usado como ingrediente muito importante da culinária alemã. Servido com b01oktoberfest0-RECORTEatata e chucrute – repolho branco é um dos pratos mais famosos da Alemanha). Existem várias receitas, mas a mais tradicional é cozinhar o joelho dianteiro do porco por aproximadamente cinco horas, com especiarias, tais como pimenta da jamaica, louro, cominho, entre outros.

Certamente, a 7ª Edição da Oktoberfest é um ótima pedida para o fim de semana! Aproveite e faça “Ein Prosit” com a família, com certeza vocês irão gostar. (Para não ficar com dúvida, a palavra alemã significa “um brinde”).

Serviço- O ingresso para uma noite custa R$ 25,00 e para as duas noites R$ 40,00. Cada convite dá direito a um brinde: uma caneca personalizada da festa. Chopps, comidas e bebidas serão vendidos separadamente. Antecipadamente o ingresso pode ser adquirido na secretaria do CTG Tropeiros da Querência ou nos pontos de vendas. Informações pelos telefones: 3341-1810 (a partir das 13h), 9912-9222 ou 9941-0954. O CTG Tropeiros da Querência está localizado a Rua Miguel Sutil, 445, Bairro Vilas Boas, em Campo Grande-MS.

Fotos: Divulgação/Aline Kraemer