por Jhoseff Bulhões

O consumo de etanol hidratado chegou a 175 milhões de litros em Mato Grosso do Sul  no mês de setembro, um aumento de 63,3% com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esse volume também ultrapassa todo o consumo de 2014, que foi de 156 milhões de litros.

Em setembro, o consumo de etanol subiu 76,75%, 21,4 milhões de litros, enquanto que a gasolina teve um decréscimo de 15,11%, a maior queda de consumo do ano. O mercado total no período de janeiro a junho, somando etanol hidratado e gasolina chegou a 660 milhões de litros.

No âmbito nacional o etanol também teve alta no consumo com aumento de 48% nas vendas, cerca de 1,6 bilhão de litros, com relação o mesmo período no ano passado enquanto que a gasolina teve uma queda de 12,25% no volume de vendas em todo país.

Os preços tanto do etanol quanto da gasolina sofreram aumento nas últimas semanas, ainda assim é possível encontrar alguns postos onde o etanol tem vantagem econômica sobre a gasolina, o que explica o saldo positivo nas vendas do biocombustível no Estado, no mês de setembro.

Foto: Divulgação/Bio Sul