Bras’lia - A Pol’cia Federal (PF) prendeu, na manh‹ de hoje (29), pelo menos 20 pessoas, durante a Opera‹o Monte Carlo, que desmontou uma quadrilha que explorava m‡quinas caa-n’queis e pagava propina para agentes pœblicos de segurana. Entre os presos est‡ o chefe do grupo, Carlinhos Cachoeira, empres‡rio de Goi‰nia. os Agentes chegam ˆ sede da PF com material apreendido e pessoas detidas na Opera‹o Monte Carlo

Redação

A Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta quarta-feira (4) a operação Reprovados, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em fraudes em concursos públicos na cidade de Brumado, na Bahia. Foram cumpridos 05 mandados de condução coercitiva e 05 de busca e apreensão.

Há indícios de que os investigados tenham se utilizado de fraude para conseguir aprovações em certames públicos junto à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB – e junto ao Instituto Federal da Bahia – IFBA –, ambos organizados pela FUNRIO – Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

A fraude foi operacionalizada mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.

Os envolvidos responderão pelos crimes de fraude em certames de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.

Foto: Divulgação