Redação

Batizada de Fronteira Segura, a operação realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos municípios localizados na faixa de fronteira, desde sábado (7), já resultou na abordagem de 1.134 pessoas e 1.802 veículos, prisão de 13 pessoas que estavam foragidas da justiça, apreensão de uma arma de fogo e lavratura de 65 autos de infração de trânsito.

Realizada através da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), em parceria com Comando de Policiamento de Área 1 e 3,  Batalhão de Operações Especiais, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, a ação encerrada às 24 horas desta terça-feira (10) contou com mais de 100 policiais e ocorreu simultaneamente em Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Coxim, Jardim, Dourados, Nova Andradina e Bataguassu.

Além de viaturas operacionais, foram empregados dois helicópteros sendo um da CGPA e outro da Polícia Rodoviária Federal, que realizaram o policiamento aéreo na faixa de fronteira. Por terra e rios, as equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram fiscalizações na região do Pantanal e do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, tendo como resultado várias autuações por desmatamento e instalação de carvoarias ilegais.

De acordo como coordenador da CGPA, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, durante este ano já foram realizadas diversas operações, especialmente para coibir os crimes ambientais e transfronteiriços. “Em parceria com outros órgãos de segurança pública, estamos obtendo resultados positivos na redução da criminalidade em todas as regiões da fronteira”, afirma o coronel que atribui os bons resultados também ao policiamento aéreo realizado na faixa de fronteira.

Foto: Divulgação/Assessoria