Gazeta Esportiva

Tite cogitou pressionar o botão mudo de sua televisão ao assistir à partida entre Figueirense e Atlético-MG, que poderia ter garantido o título do Campeonato Brasileiro ao Corinthians, para não se emocionar demasiadamente. Decidiu acompanhar outro jogo. No domingo, enquanto a maioria dos seus comandados secava o concorrente mineiro, o técnico encontrou na vitória por 2 a 0 do Vasco sobre o Palmeiras uma forma de se mostrar duas vezes respeitoso.

“Estava no Rio Grande do Sul e assisti ao Palmeiras e Vasco, porque é o nosso próximo adversário e porque preciso me concentrar só no Corinthians. Além disso, ficava pipocando no jogo do São Paulo contra o Cruzeiro”, comentou Tite, apesar de ter aberto um sorriso bonachão para admitir a sua ansiedade em saber como estava o confronto do Atlético-MG com o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

Era natural que o técnico do Corinthians torcesse contra a equipe mineira, que alcançou a vitória por 1 a 0 nos minutos finais e voltou a ficar a 11 pontos do líder. Afinal, bastava um empate naquela partida para o título brasileiro estar assegurado. “Honestamente, gostaria de já ter sido campeão”, disse Tite, nesta quarta-feira.

A obsessão do comandante corintiano em construir uma boa imagem entre os atleticanos, que já tentaram atribuir uma “mancha” ao Campeonato Brasileiro em função de erros de arbitragem, impediu que ele torcesse um pouco mais pela conquista na 34ª rodada. Tite trabalhou no Atlético-MG em 2005, ano em que o Corinthians foi campeão nacional e o time mineiro acabou rebaixado para a Série B.

Como o Corinthians só depende de si para ser campeão na próxima rodada, Tite já se sente mais à vontade para externar os seus sentimentos. O discurso respeitoso passou a ser direcionado também para o Vasco, rival da quinta-feira de 19 de novembro, em São Januário.

“A gente não tinha condições de ter decidido o campeonato com as nossas próprias forças anteriormente. A possibilidade veio só agora, dependendo exclusivamente do nosso trabalho, sem torcer pelo insucesso dos outros. E os resultados do final de semana serviram para valorizar o campeonato, com vitórias depois dos 40 minutos de duas equipes de extraordinárias campanhas”, enalteceu Tite, referindo-se também ao 2 a 1 do Corinthians diante do Coritiba, em Itaquera.

Foto:: Daniel Augusto Jr./Ag Corinthians