por Jhoseff Bulhões

Uma das mais tradicionais feiras de tecnologias agropecuárias do País, a 20ª edição do Showtec será lançada nesta terça-feira (17)a partir das 9h, na sede do Sistema Famasul. Na solenidade, serão apresentados aos convidados a programação e os assuntos que tratados durante a feira, que desta vez traz como tema “Tecnologia é o nosso negócio”.

O Showtec será realizado de 20 a 22 de janeiro de 2016, na sede da Fundação MS, em Maracaju, com o objetivo de gerar e adaptar tecnologias para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul, por meio dos mais de 100 expositores, com mostras de soluções para os sistemas produtivos. Em sua última edição, a feira atingiu recorde de público, recebendo cerca de 15 mil pessoas.

Para o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, o Showtec 2016 é uma oportunidade para que os produtores rurais e profissionais da área tenham acesso às tecnologias relacionadas à agricultura e pecuária. “Os participantes buscam informação de qualidade e técnicas que possam ser aplicadas em suas atividades”, salienta.

O evento fomentará discussões importantes sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária. Temas diversos voltados para a agricultura também serão abordados por meio de palestras sobre: variedades de soja e milho, consórcio e cultivo de soja em plantio direto, conservação e manejo de solos. Haverá, ainda, as tradicionais exposições de máquinas e implementos agrícolas.

O lançamento da tecnologia Cultivance, gerada pela Embrapa em parceria com a Basf, será um dos destaques. O sistema combina cultivares de soja geneticamente modificadas, competitivas e adaptadas a regiões diferentes, possibilitando o auxilio no manejo de plantas daninhas de difícil controle. Conforme a Embrapa Soja, trata-se de uma nova ferramenta para auxiliar os agricultores a obter rentabilidade maior em sua atividade agrícola, de forma sustentável.

Outro assunto de relevância será a demonstração de tecnologias do Programa Mais inovação por meio de uma unidade demonstrativa montada pela Fundação MS e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Ocorrerá, ainda, o evento Mais Florestas, com foco na produção de Biomassa, por meio de palestras sobre: Inovações tecnológicas no aproveitamento de resíduos como Biomassa, Silvicultura e Agrossilvicultura, além das apresentações de máquinas usadas na produção de cavaco de madeira de eucalipto e o trato cultural no combate às formigas cortadeiras.

Destaque em 2015, o Projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades rurais, também terá espaço no Showtec 2016, visando estimular a agricultura orgânica. O programa, apoiado pelo Sebrae, será exposto durante os três dias da feira.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa. (Com Assessoria)

Foto: Divulgação