por Jhoseff Bulhões

Em Mato Grosso do Sul três cidades serão contempladas com o projeto Cidade Digitais do governo federal, a notícia foi dada pelo ministro das comunicações, André Figueiredo, durante durante entrevista na tarde desta quinta-feira, em Campo Grande.

IMG_1935Figueiredo falou rapidamente com a imprensa e explicou detalhes sobre sua vinda ao Estado. De acordo com ele, está fazendo visitas em vários estados brasileiros a fim de ampliar e aproximar o diálogo com os governadores. “Estamos visitando os estados brasileiros, teremos ainda hoje uma reunião com o Reinaldo Azambuja. Queremos fortalecer cada vez mais os lanços do mistério com o seguimento da comunicação e radio difusão”, explicou.

De acordo o ministro, a meta do governo é implementar o plano de banda larga no país, classificou com um “meta ousada” do governo Dilma. No estado, três cidades serão contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o projeto Cidade Digital.

As cidades receberão a troca de cabos e passarão a utilizar cabos de fibra optica, aumentando a velocidade da internet nessas localidades. O serviço será oferecido principalmente em postos de saúde, hospitais e escolas. A obra deverá começa em janeiro e o prazo é de três meses para entrega.  “A ordem de serviço será dada no início de 2016”, avisa.

Meta

Até 2018 o governo federal quer atender 70% dos municípios brasileiros com internet em alta velocidade e qualidade. Com isso 95 % da população brasileira serão atendidas pelo programa.

“A presidente tem mostrado total interesse que fazemos a universalização da banda larga, consequentemente chegar a 50 % das escolas rurais e a 100 % das escolas urbanas com velocidade adequada. Nós estamos em 94 das escolas urbanas”, esclareceu o ministro.

Fotos: Warren Nabuco