Redação

Em um mercado de trabalho competitivo que exige que o trabalhador esteja qualificado, aquele que estiver mais preparado se destaca. Para atender essas demandas é que a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) criou a “Casa de Qualificação”, que será inaugurada no dia 10 de dezembro, às 09 horas, na Rua 7 de setembro, nº 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino), centro.

O projeto surgiu diante da necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado, neste ano de janeiro a outubro a Funtrab por meio das 31 agências de emprego no MS, “Casa do Trabalhador”, atendeu mais de 475 mil pessoas até o mês de outubro, dentre essas, 80 mil foram encaminhadas para as vagas intermediadas, das quais mais de 14 mil foram reprovadas por não estarem dentro do perfil que a vaga exige.

A Funtrab tem como finalidade formular a Política Pública de Emprego Trabalho e Renda no âmbito estadual, e apresenta essa proposta inovadora que é a Casa de Qualificação Profissional, a qual têm os seguintes objetivos: qualificar os trabalhadores e trabalhadoras com cursos profissionalizantes de, no mínimo, 40 horas e encaminhar os qualificados para o mercado do trabalho.

A oferta de cursos pela “Casa de Qualificação” contemplará a princípio os seguintes arcos ocupacionais: alimentação, comércio, beleza e estética, telemática, turismo e hospitalidade, vestuário. Além disso, a Casa contará com 10 salas climatizadas, 02 laboratórios de informática, 01 cozinha industrial, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço privilegiado, destinado aos cursos da área de beleza e estética.

O trabalhador tem tido interesse em se qualificar, várias pessoas buscam nas agências informações sobre cursos, a Funtrab já realizou um pré-cadastro com cerca de 200 pessoas interessadas em qualificação social e profissional. Justamente por tratar-se da solução permanente da emancipação do trabalhador, no qual os debates giram em torno das possibilidades de inserção ocupacional em determinados segmentos sociais e de geração de renda, que prevalecem os atributos do indivíduo qualificado.

Com a intenção em aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda, aperfeiçoar e atualizar conhecimentos de novas tendências e tecnologias de atividades no mercado do trabalho, elevar a autoestima, o respeito à lei, o respeito mútuo e os valores familiares, refletir sobre questões étnicas, educação ambiental, estimular o desenvolvimento de postura do trabalhador, vestimenta adequada, boa comunicação verbal e não verbal para entrevista, primeiro emprego e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Foto: Divulgação