Gazeta Esportiva

A vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG no penúltimo jogo da temporada garantiu a classificação do Grêmio para a fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem. O resultado do trabalho de 2015 foi bem acima do que se esperava na Arena, já que o objetivo inicial para o ano era deixar as finanças em dia e fazer uma campanha ao menos média no Brasileirão. Por isso, o técnico Roger Machado elogiou o resultado obtido pelo Tricolor nesta temporada, mas entende que a exigência em 2016 será mais alta.

“Temos um modelo de jogar bem definido. Agora, precisamos dar um passo à frente, pegar relatórios para entender e mapear o que foi bom e preservar, para que no ano que vem a gente consiga brigar por título”, explicou Roger. “Do ponto de vista da instituição, fomos bem, conseguimos valorizar os ativos, foi tudo certo pelo lado financeiro, mas no ano que vem precisamos ganhar títulos. É isso que marca a carreira de um treinador, e é o que queremos acima de qualquer coisa”, completa.

Para chegar forte na Libertadores, a ideia gremista é manter peças importantes do atual elenco e agregar nomes que venham para ser titulares: “precisamos ser cirúrgicos, irmos ao mercado para qualificar o nosso grupo. Dentro do cenário para o próximo ano, com reformulação financeira, vamos ter uma equipe bem competitiva. Já passei à direção com quem a gente deseja contar”, revelou o técnico.

Classificado para a fase de grupos da competição continental, o Grêmio ainda pode ser vice-campeão brasileiro. Basta vencer o rebaixado Joinville fora de casa e torcer para o Atlético-MG não vencer a Chapecoense, no Mineirão. O time gaúcho tem 65 pontos, um a menos que o Galo.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio