U.S. President Barack Obama speaks during a news conference with Italian Prime Minister Matteo Renzi following their meeting at Villa Madama in Rome March 27, 2014. Obama met with Pope Francis at the Vatican earlier in the day. REUTERS/Kevin Lamarque (ITALY - Tags: POLITICS) - RTR3IUZG

Agência Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará hoje (6) à noite um raro discurso à nação sobre a luta contra o terrorismo, informou a Casa Branca.

No discurso, ele abordará “os passos que do governo para cumprir a sua prioridade máxima: garantir a segurança do povo norte-americano”, informou a Casa Branca num comunicado divulgado este sábado.

A última vez que Barack Obama se dirigiu à nação a partir da Sala Oval da Casa Branca foi em agosto de 2010 para anunciar o fim da missão de combate no Iraque. “O presidente também vai abordar a ameaça do terrorismo, no sentido mais lato do termo, incluindo a sua natureza, a sua evolução e a forma como podemos derrotá-lo”, detalhou a Casa Branca.

“Ele vai reiterar a sua firme convicção de que o Estado Islâmico será destruído e que os Estados Unidos devem basear-se nos nossos valores – o nosso inabalável compromisso com a justiça, igualdade e liberdade – para superar os grupos terroristas que usam a violência para fazer avançar uma ideologia destrutiva”.

A Casa Branca indicou ainda que o presidente norte-americano falará ainda sobre a investigação em curso do “trágico ataque em San Bernardino”

Barack Obama declarou no sábado (5) que os Estados Unidos “não ficarão aterrorizados” e reiterou o apelo por mais medidas de controle de armas, referindo-se ao ataque em San Bernardino, no estado da Califórnia, que ocorreu na semana passada e deixou 14 mortos.

Com a forte possibilidade do ataque estar ligado ao terrorismo, Obama prometeu que as investigações sobre o caso “vão até ao fundo”.

Foto: Reprodução