Jhoseff Bulhões

A semana de 13 a 19 de dezembro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será bem movimentada. As Comissões Permanentes e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) farão um balanço das atividades de 2015. A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa também anunciará o calendário de atividades do próximo ano. Nesse período, os estudantes eleitos para a 5ª Edição do Parlamento Jovem receberão capacitação. E a tradicional Cantata de Natal será apresentada no saguão principal da Casa de Leis.

Na segunda-feira (14/12), das 14h às 18h, a CPI que investiga a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) estará reunida para apresentar um balanço das oitivas já realizadas e dos documentos recebidos. Os interrogatórios estarão suspensos, mas o grupo de trabalho estará ativo até 30 de dezembro.

Terça-feira (15/12), às 8h, o Coral da Assembleia Legislativa, sob a regência da maestrina Telma Serrou Pimentel e a coordenação da Diretora de Recursos Humanos, Marlene Figueira, apresentará sua tradicional Cantata de Natal. Os servidores terão a oportunidade de ouvir uma mensagem religiosa, como forma de ação de graça pelo ano que se finda.

Às 14h, no Plenarinho Nelito Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa discutirá os ofícios recebidos pelos órgãos do Governo do Estado que tratam das ações, políticas, programas e estratégias voltadas para a população idosa em Mato Grosso do Sul. Além disso, debaterá sobre o Fundo Estadual do Idoso e anunciará o calendário de atividades para 2016.

Quarta-feira (16/12), às 8h, no Penarinho, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) faz a última reunião de 2015. Um relatório final com as proposições em tramitação e analisadas será apresentado pelo presidente José Carlos Barbosinha (PSB). Mais tarde, às 14h, a CPI do Combustível irá encaminhar alguns requerimentos e, em seguida, suspenderá os trabalhos. Em fevereiro de 2016, as ações serão retomadas para apurar eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul.

Em cumprimento à Legislação que prevê a prestação de contas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será realizada a audiência pública na Casa de Leis, na quinta-feira (17/12), às 15h, no Plenarinho. A Comissão de Acompanhamento e Execução Orçamentária é a responsável pelo evento, que será presidido pela presidente Grazielle Machado (PR).

Parlamento Jovem

Durante toda a semana, os 15 deputados estudantes titulares eleitos para a 5ª Edição do Parlamento Jovem e os 11 suplentes receberão capacitação. Eles serão recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB) e conhecerão todo o funcionamento do Legislativo. Barbosinha, Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (PMDB) Professor Rinaldo (PSDB), Marcio Fernandes (PTdoB) e Mara Caseiro são os deputados que ministrarão palestras. (Com Assessoria)

Foto: Roberto Higa