Terra

Durou pouco o clima de tranquilidade do mercado nesta segunda-feira diante do novo comandante do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. O Ibovespa passou a cair durante teleconferência dele com investidores, enquanto o dólar subiu para o nível de R$ 4,00.

Em meio à reação negativa do mercado sobre sua nomeação, Nelson Barbosa reforçou que a direção da política monetária continua a mesma após assumir o comando da pasta no lugar de Joaquim Levy, com foco em ajuste fiscal e redução da inflação.

O novo ministro procurou dissipar os temores do mercado com seu nome, visto como menos comprometido com o reequilíbrio das contas públicas. Ele reiterou o compromisso com a meta de superávit primário equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e defendeu a reforma da Previdência, considerada “crítica”.

O discurso de Barbosa não parece ter sido bem recebido. Por volta de 13h10, o Ibovespa perdia 0,74%, aos 43.583 pontos. No mercado de câmbio, o dólar à vista, referência do mercado financeiro, subia 0,62%, para R$ 4,0083.

A teleconferência com investidores foi feita antes mesmo da posse do ministro, que ocorrerá às 17h00.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil /O Financista