Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo (SP), nesta segunda-feira (21). Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, cerca de 17 viaturas foram enviadas ao local. Leonardo Benassatto/Futura Press

Terra

De acordo com o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, as informações são de que o acervo não foi atingido no incêndio que tomou conta do Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira. O local mais afetado pelo fogo, segundo o secretário, abrigava uma exposição temporária de cenografia.

O incêndio começou por volta das 15h30 no primeiro andar do museu, e se alastrou atingindo, principalmente, os últimos andares do museu. O telhado foi bastante destruído pelas chamas. Como o museu não recebe visitas às segundas-feiras, não havia visitantes no local na hora do incêndio. “Os acervos são a alma dos museus. Se não se perdeu o acervo, considero que é uma perda menor”, disse.

Já o secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, disse que o acervo do museu é digital. “Temos cópias técnicas. A exposição de longa duração poderá ser refeita”, disse, acrescentando que a àrea expositiva foi toda destruída. O secretário não soube responder se o museu tinha álvara de funcionamento, pois a licença é concedida para todo o edifício, que inclui a estação de trens e metrô. “Todos os equipamentos de segurança estavam previstos e instalados”.

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Mais de 102 homens e 60 viaturas dos bombeiros trabalharam no local para controlar o fogo, por volta das 17h45. Neste momento, os bombeiros fazem uma operação de rescaldo.

As ruas próximas ao museu permanecem fechadas para circulação de carros e pedestres e chove bastante na região. As linhas 7 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram a circulação interrompida entre as estações Luz e Brás. O incêndio chamou a atenção de quem passava pelo local e da imprensa, inclusive internacional.

Foto: Adeleke Anthony/Futura Press