Redação 

A partir desta segunda-feira (11) seis Unidades Básicas de Saúde terão seus horários de atendimento estendidos  e atenderão das 7h às 21 horas para receber pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya ou Zica, desafogando as UPA e CRS. São elas a UBS Aero Rancho – Dr. João Pereira da Rosa, na avenida Rachel de Queiroz s/n; UBS Guanandy – Dona Neta, rua Cora s/n; UBS Coophavilla – Dr. Alfredo Neder, rua dos Recifes s/n; UBS Albino Coimbra – Bairro Santa Carmélia, rua Terlita Garcia s/n; UBS Coronel Antonino, rua Dr. Meirele s/n; e UBS Tiradentes – Dr. Antônio Pereira, avenida José Vieira Nogueira s/n.

Essa medida foi uma determinação do prefeito Alcides Bernal para desafogar os atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centros Regionais de Saúde (CRS), sobrecarregadas de pacientes nesse período em que se enfrenta uma epidemia de Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

Com a retomada deste tipo de atendimento, que obteve sucesso no combate à epidemia de Dengue enfrentada em 2013 e, posteriormente, foi desativada pela gestão anterior, os pacientes com suspeita de dengue poderão se dirigir às UPA, CRS ou qualquer dessas UBS. Estas unidades passarão por adequações físicas para oferecimento de leitos de atendimento e hidratação e reforço na escala de médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal administrativo e contará com um assistente social. O procedimento será o mesmo das outras unidades: o paciente será atendido, colhido sangue para exames, medicado, podendo ou não ser hidratado por via venosa e fará todos os retornos de avaliação.

Segundo o secretário de saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, esta medida terá impacto imediato e positivo na redução de atendimentos das UPA e CRS e tempo de aguardo para atendimento menor, dando opções de acessibilidade beneficiando os usuários do sistema público de saúde.

Foto: Divulgação/Assessoria