Existe. Cada telhado possui um tipo de telha que se adéqua melhor a ele, e, apesar do ato de escolher a telha, ser deixado de lado por todo o processo de construção da casa ou edificação, vindo a acontecer somente no final, o ideal é que a cobertura seja, sempre, planejada desde o início do projeto.
Outro ponto importante, na colocação das telhas é quanto à instalação e a inclinação indicada no produto. Respeitar a inclinação natural do produto evita incômodos com relação às mudanças bruscas de tempo, ao excesso de calor e as ventanias. Uma telha instalada sem a inclinação apropriada pode, facilmente, ser arrancada pelo vento. Quanto à instalação, é importante que as bordas das telhas estejam fixadas junto à estrutura do telhado.
Agora, falemos de alguns tipos de telhas.
As telhas de barro, também chamadas de telhas de cerâmica, são as mais antigas que se pode encontrar e, ainda, as mais utilizadas em residências, Brasil afora. Entre as vantagens que essas telhas proporcionam, estão uma melhor vedação e conforto térmico, além de serem visualmente mais bonitas.
Existe muita procura no mercado atual pelas telhas de concreto, graças a sua durabilidade e, também, ao seu conforto térmico. O fato dessa telha exigir menos madeiramento, ajuda na economia de estrutura e, consequentemente, no aumento da sua procura.
Talvez, o único ponto que conte contra elas, seja o fato de que precisam passar por uma manutenção anual, por serem mais pesadas, possuírem muitos poros e estarem suscetíveis a umidade. Uma limpeza, uma vez por ano, nesse caso, se faz necessária.
Em contra-partida, dependendo da importância ao resultado estético que você der à cobertura da sua casa, ou mesmo a importância que o fator térmico tiver nesse processo, a telha de concreto pode ser uma boa escolha, uma vez que é possível realizar mais inclinações com ela.
Quando as telhas, em seu estado natural, receberem uma camada colorida, para proteger e embelezar sua aparência, você pode ter certeza que se tratará de uma telha esmaltada, que ganha em qualidade e resistência ao envelhecimento precoce, que costuma atingir as telhas naturais. Esse processo de esmaltação é realizado sobre as telhas, durante a queima no forno, tornando-as vitrificadas.
Entre as vantagens de se optar por essa telha, pode-se destacar a sua grande impermeabilidade, a extensa variedade de cores e o fato dela não desbotar com o tempo.
Como impedir o ataque da umidade nas telhas de cerâmica?
A umidade é um fator natural que ataca todos os materiais, principalmente aqueles expostos ao tempo.
Por ser um material poroso, o barro utilizado na confecção desse tipo de telha pode necessitar de proteção contra a absorção de água e o desgaste pela ação dos raios ultravioleta e pela poluição.
Por que devo fazer o telhado observando o caimento (inclinação) indicado ?
O caimento indicado é tecnicamente calculado para que o telhado ofereça a vazão necessária da água.
Utilizar o caimento indicado impede o surgimento de goteiras, além de oferecer um excelente visual para seu telhado.
Por que as telhas ficam escuras?
Esse fenômeno acontece normalmente em telhas com longo tempo de colocação.
A telha fica escura na face superior por receber diretamente os efeitos de poluição e umidade constante.
Escurecimento e mofo na face inferior da telha é ocasionado pelo excesso de umidade e maresia, podendo se acentuar em áreas de pouca ventilação.
Telhados instalados em regiões com muitas árvores e plantas podem acelerar a apresentação desses fenômenos.
Qual a importância da ventilação e o que devo ter em conta, em relação a este aspecto, no meu telhado?
As telhas cerâmicas são porosas, logo susceptíveis de absorver e libertar água (diz-se que “respiram”), qualidade que as torna ideais para a regulação de umidade no interior do edifício.