O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) manteve a tradição e conquistou a maioria dos prêmios na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS).
Com 56 projetos apresentados durante o evento, o Instituto garantiu 51 dos 78 prêmios, incluindo menções honrosas, viagens, premiação por categoria, bolsas e credenciais para outros eventos. O número representa 66% das premiações oferecidas.
Os projetos apresentados foram desenvolvidos por estudantes e professores dos dez campi da instituição. A deleção do IFMS foi formada por 62 integrantes, com um professor de cada unidade.
O Instituto foi premiado nas oito categorias da feira, sendo que em sete delas conquistou o primeiro lugar. Também conquistou os primeiros lugares nas categorias individual e em grupo, que selecionam os melhores projetos apresentados no evento.
Além disso, o IFMS conquistou sete das oito credenciais para participação em feiras nacionais. Cinco são para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP). Foram credenciados projetos dos campi Ponta Porã, Corumbá, Aquidauana e Nova Andradina.
Para a Mostratec, as vagas foram conquistadas por projetos dos campi Ponta Porã e Campo Grande.
Na lista de premiações do Instituto, estão ainda três prêmios de destaque em iniciação científica, concedidos pela Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (Abric) para projetos dos campi Aquidauana, Campo Grande e Ponta Porã, e bolsas de estudo para universidades particulares e cursos de idiomas.
Segundo a organização da Fetec MS, os projetos foram avaliados por mais de 400 profissionais de diferentes instituições de ensino do país. Dos 263 trabalhos inscritos para a feira, 150 foram selecionados como finalistas.
Para a estudante Ana Landfelt, 15 anos, do Campus Coxim, sair da sala de aula e participar de eventos científicos amplia o conhecimento. “É uma experiência nova para mim. Estou aprendendo mais, tendo novas ideias. Já até mudei a área do meu projeto e quero ampliá-lo”, explicou.