EBC/AN

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto em acidente aéreo nessa quinta-feira, chegou na manhã deste sábado a Porto Alegre. O velório do magistrado está marcado para começar ainda na manhã de hoje na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região, localizado na Capital gaúcha.

O corpo de Zavascki chegou à base aérea de Canoas às 7h20min e de lá foi escoltado até o bairro Praia de Belas por viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cinco irão neste sábado, ao enterro do ministro Teori Zavascki, em Porto Alegre. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, foi a primeira a desembarcar na Capital. Os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, que compunham a 2ª Turma do STF com Teori, também prestarão a última homenagem ao colega. Da 1ª Turma, apenas o ministro Edson Fachin confirmou presença. Mendes e Toffoli estavam no exterior, mas anteciparam o retorno ao Brasil para participar da cerimônia.

Em nota, o TRF também confirmou que o enterro ocorre a partir das 18h deste sábado, no cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia. O Planalto confirmou nessa sexta-feira que o presidente Michel Temer estará em Porto Alegre para acompanhar as cerimônias de despedida de Teori Zavascki. Segundo a assessoria de imprensa da Corte, a cerimônia começou recentemente e será de início fechada para família e amigos. A partir das 11h, o local será aberto para visitação pública. O presidente Michel Temer embarca às 11h (de Brasilia), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Porto Alegre, para acompanhar a cerimônia. A agenda oficial de Temer prevê que o presidente irá chegar ao velório às 13h.