O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação estão trazendo mais dois novos cursos técnicos para a Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – CEJAR, em Aquidauana.
Os novos cursos são: Técnico em Serviços Jurídicos e Jogos Digitais. Além desses dois cursos técnicos, a Escola CEJAR também está com vagas abertas para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA 2ª e 3ª fases.
O curso Técnico em Serviços Jurídicos é gratuito na Escola CEJAR e formará profissionais para a execução de serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como, para o cumprimento das determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis.
Já o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais é inédito em Aquidauana. Esse curso irá preparar profissionais para atuarem na produção de conteúdo para games, diferentes plataformas digitais. Esse curso geralmente onde é ofertado tem um alto custo. Agora, via SED está sendo ofertado gratuitamente na Escola CEJAR.
Vale lembrar que o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial de jogos online e o mercado de trabalho nessa área é um dos que mais está em expansão. Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames) mais de 4 mil pessoas já atuam na área e o comércio está em crescimento, movimentando cerca de R$ 900 milhões por ano no Brasil.
Os dois novos cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio da Escola CEJAR. Sendo assim, os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio podem cursar Serviços Jurídicos ou Jogos Digitais no turno oposto ao do ensino regular.