Coordenado pelo capitão Uelinton e pelo subtenente Chagas Alves, o 9º BECmb estará realizando no próximo domingo, dia 19, a Corrida da Paz de Aquidauana. Animado com o evento, Chaves Alves disse ao JNE que “estaremos com todo o efetivo do Batalhão para participar desse evento que ocorre em diversos países. Nossa expectativa é a de que este ano vamos superar o número de praticantes”, afirmou ele.

Segundo Chaves Alves, não há necessidade de inscrições prévias. “Quem estiver interessado em participar, basta comparecer no domingo, dia 19, às 09 horas, em frente ao 9º BE, local de saída do evento. Os ciclistas também serão bem-vindos”.

Os organizadores do evento convidaram o pessoal técnico da Academia Energym, que vai colocar o professor Diego Barbosa de Souza para realizar no local da concentração um alongamento com os participantes momentos antes da largada da corrida. O percurso será de 4 quilômetros.

Histórico – Com o propósito expresso de marcar a presença do CISM em todo o mundo, o ano de 2006 assistiu ao nascimento do CISM Day Run. O evento tem como objetivo promover a prática do esporte no contexto militar, reunindo toda a comunidade de Esportes, que inclui Federações Desportivas, Comitês Olímpicos e outras Instituições Internacionais em contato com as Forças Armadas e os Ministérios da Defesa.

Desde a primeira edição, em 2006, este dia especial é realizado todos os anos em 18 de Fevereiro em todo o mundo. Em 1948, o chefe da esquadra francesa Henri Debrus, juntamente com os militares da França, da Bélgica, dos Países Baixos, do Luxemburgo e da Dinamarca, fundou em Nice, França, o Conselho Internacional do Desporto Militar com o ideal de promover a paz através do desporto entre as Forças Armadas .

Hoje em dia, o CISM Day Run é o evento mais importante criado para celebrar o aniversário do Conselho e lembrar a data de sua criação.

Totalmente integrado nos princípios de solidariedade do CISM, este evento também pretende contribuir para a paz mundial e já se tornou uma tradição entre a família CISM em todo o mundo. Até agora, 83 países membros já realizaram pelo menos uma vez a corrida do dia do CISM.

O evento inclui curta ou longa distância jogging, caminhada ou esqui. O objetivo é divulgar o lema do CISM, “Amizade através do esporte”, entre os milhões de soldados das 134 nações membros, reunindo por um dia, sob a bandeira do esporte e da bandeira da paz, os irmãos de armas de todo o mundo. Independentemente da aptidão física, habilidades esportivas, condições sociais, graduações, sexo ou idade. Todos juntos, ombro a ombro, engajados no princípio do esporte para todos e com um único objetivo: a paz mundial. (Carlos Cabral)