Com aumento de 30% no número de autuações, a Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou 64 pessoas, sendo 51 delas presas em flagrante, durante o período da piracema em 2017, segundo balanço divulgado na terça-feira (28). Foi apreendido 1,4 tonelada de pescado e aplicadas multas que totalizaram R$ 125,7 milhões.

No mesmo período do ano passado foram 49 pessoas autuadas, sendo 39 presas em flagrante. Segundo a PMA, os números do balanço oficial mostram que várias pessoas foram presas com pouca quantidade de pescado.

Durante a fiscalização, os policiais ambientais focaram no monitoramento dos cardumes, principalmente nos pontos onde estavam mais vulneráveis, como em cachoeiras e corredeiras.

O período de defeso começou no dia 5 de novembro na bacia do rio Paraguai e três dias antes na bacia do Paraná, no dia 1º de novembro, e terminou a 0h desta quarta-feira (1º), com exceção dos rios onde a pesca é permanentemente proibida. Com o fim da piracema, a PMA começa uma nova fase de fiscalização. (G1-MS)