Sem contar com o atacante Gabriel Jesus, lesionado, o técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (3) a lista de convocados da seleção brasileira com Diego Souza, do Sport, para compor o ataque nas partidas contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo. Outras novidades da lista foram o goleiro Ederson, do Benfica, chamado pela primeira vez, e o meia Diego, do Flamengo.

“É um momento de confirmação e depois de evolução. São poucos jogos, muito pouco tempo dentro da seleção. Nesse processo todo de evolução é algo de equipe. Então quero passar uma mensagem aos atletas: Prepare-se, jogue muito nos seus clubes, tenham um bom preparamento físico. Atleta de alto nível a exigência é essa. Precisamos disso. Aí está a oportunidade. Diego [Souza] no lugar do Gabriel [Jesus] é a oportunidade”, comentou Tite.

Diego Souza ganhou prestígio com Tite durante o amistoso contra a Colômbia, realizado em janeiro em prol das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Na ocasião, apenas jogadores que atuam no país foram convocados.

O amistoso contra a Colômbia também ajudou na convocação do meia Diego, que entra no lugar que vinha sendo ocupado por Lucas Lima, que vive problemas físicos. Quem também ficou de fora em relação ao último ano foi o goleiro Alex Muralha, do próprio clube carioca.

“O Diego Souza foi citado por vocês como o mais efetivo do Brasileiro. Foram 14 gols e um bom número de assistências, jogou bem contra a Colômbia também”, disse o treinador. “Diego jogou muito no jogo contra a Colômbia e os jogos do Flamengo o credenciaram para isso”.

Apesar da convocação de Diego Souza, a tendência é que Roberto Firmino seja o escolhido para fazer dupla titular com Neymar nos duelos. Gabriel Jesus sofreu uma fratura no pé em jogo pelo Manchester City e está afastado dos gramados.

O Brasil enfrentará o Uruguai no dia 23 de março, em Montevidéu. Cinco dias depois, a seleção comandada por Tite enfrentará o Paraguai, na Arena Corinthians. A seleção lidera as Eliminatórias com 27 pontos, quatro a mais do que os uruguaios, que aparecem em segundo.

Assim, uma vitória contra os uruguaios pode deixar o Brasil com sete pontos de vantagem na liderança do torneio e a vaga para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, praticamente assegurada.

Veja a lista completa

Goleiros

Alisson (Roma)

Weverton (Atlético-PR)

Ederson (Benfica)

Zagueiro

Gil (Shandong Luneng)

Marquinhos (PSG)

Miranda (Inter de Milão)

Thiago Silva (PSG)

Laterais

Daniel Alves (Juventus)

Fagner (Corinthians)

Filipe Luis (Atlético de Madri)

Marcelo (Real Madrid)

Meio-campo

Casemiro (Real Madrid)

Diego (Flamengo)

Fernandinho (Manchester City)

Giuliano (Zenit)

Paulinho (Guangzhou Evergrande)

Philippe Coutinho (Liverpool)

Renato Augusto (Beijing )

Willian (Chelsea)

Atacantes

Diego Souza (Sport)

Douglas Costa (Bayern de Munique)

Firmino (Liverpool)

Neymar (Barcelona)