O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) participou, nesta sexta-feira (10), no 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão” do início das atividades do ano letivo do projeto Pelotão Esperança. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária (GMDSES) em parceria com o 9º Be Comb.

Aproximadamente 60 crianças participam do projeto com aulas de educação ambiental, educação moral e cívica, disciplina, reforço escolar, entre outros. O Prefeito juntamente com a Primeira Dama Maria Eliza e demais autoridades foram recepcionados pelo comandante do 9º BE Comb, Coronel Bogoni e a sua esposa Sra. Joseane dos Santos Duarte Bogoni, onde foi oferecido um café da manhã aos mesmos.

Segundo o Coronel José Roberto Queiroz representante do CMO (Comando Militar do Oeste) o projeto é de suma importância para estas crianças que vão a partir de agora estar inseridas no dia a dia do Batalhão, onde estarão aprendendo mais sobre civismo, educação e esporte, “vale lembrar que nas últimas olimpíadas aqui no Brasil, vários medalhistas passaram por projetos do exército semelhantes a este que estamos iniciando hoje” explanou o representante do CMO.

Já o Coronel Bogoni, Comandante do 9º BE Comb falou da importância da parceria do exército com a prefeitura de Aquidauana, “o Prefeito Odilon tem sido um grande amigo e parceiro, sempre que é solicitado está presente com a gente e neste projeto tão importante não está sendo diferente” disse o comandante. Segundo Bogoni o projeto é motivo de alegria para o exército pois, estaremos colaborando para o crescimento sócio cultural destes jovens, que aqui no batalhão estarão sendo instruídos com reforço escolar, aprendendo sobre hierarquia, educação, camaradagem e respeito acima de tudo, jovens estes que são de famílias humildes que terão oportunidade de desenvolvimento, ‘fico feliz em ver que hoje temos soldados que já participaram do Pelotão Esperança no passado e hoje estão inseridos na sociedade buscando o seu espaço” finalizou o Comandante.

Para o prefeito Odilon Ribeiro o projeto Pelotão Esperança é um dos projetos sociais que tem feito a diferença na vida das crianças pela seriedade do 9º Be Comb. “Este projeto é motivo de orgulho para nós, pois tem cumprido seu objetivo inicial que é preparar estas crianças para a sociedade com aulas de civismo, moral e noções de hierarquia”, afirmou o prefeito. O Pelotão Esperança é um projeto sócio intelectual, fruto de uma parceria voltada exclusivamente para oportunizar às crianças em situação de risco social, oriundos de famílias no limiar da subsistência, desenvolvimento físico, intelectual, moral e cívico, de maneira harmoniosa que lhes permita sonhar com um futuro mais promissor. O projeto é executado de segunda a sexta-feira, na unidade militar, no período matutino e vespertino. Os alunos integrantes do projeto, recebem auxílio-tarefa com reforço escolar, café da manhã e lanche, uniforme e noções de civismo e cidadania, além de treinamento de Ordem Unida. As crianças participam também de atividades sociais, hinos, canções e atividades desportivas. Para o prefeito Odilon Ribeiro o 9º BE Comb sempre tem prestado total apoio à administração municipal. Sobre o Pelotão Esperança, Odilon disse que, “Projetos que têm uma vocação de oportunizar e dar formação de base à criança e ao adolescente são prioridade em nossa administração. E aqui quero agradecer, o amigo Coronel Bogoni e ao Coronel Queiroz pela parceria e pelo empenho e dedicação. Projetos para a Educação, em parceria com o exército, nos ajudam a mudar e a conseguir espaços para futuros cidadãos que crescerão com dignidade, respeito, honra e civismo”, disse.

Estiveram participando do evento além do Coronel Bogoni e sua esposa Joseane  dos Santos Duarte Bogoni, o Coronel Queiroz, representante do CMO, Prefeito Odilon Ribeiro e a Primeira Dama Maria Eliza, o Gerente de Produção Roberto Valadares, a Secretária de Educação de Anastácio, Cimara Fernandes de Oliveira Cabral, o Chefe de Gabinete da prefeitura de Anastácio Silas Cabral, familiares dos alunos e militares do batalhão. Fonte: AGECOM