A Câmara Municipal de Campo Grande já tem cronograma definido para realização de concurso público. De acordo com tabela anexada à ação do MPE-MS (Ministério Público Estadual) que apontou necessidade da diminuição de comissionados que representavam 90% dos servidores do Legislativo, as provas serão realizadas no segundo semestre deste ano e o resultado final será divulgado em 1º de dezembro.

O próximo passo será a apresentação do plano de cargos e carreiras no dia 3 de maio. Este será responsável por determinar quantas vagas serão abertas e para quais funções. Em 3 de junho o edital será elaborado e na mesma data a Câmara Municipal deve aprovar o plano apresentado pela empresa que organiza o concurso, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Conforme cronograma, a previsão é de que o período de inscrições comece na terceira semana de julho. As provas objetivas serão aplicadas na terceira semana de setembro, as práticas ficam para primeira semana de outubro e provas de títulos na quarta semana de novembro. A publicação do resultado final deve ocorrer na primeira semana de dezembro. Só então a convocação pode começar.

A ação que apontou número excessivo de comissionados na Casa de Leis foi ingressada em julho de 2016. Logo depois foi firmado acordo no qual o presidente da mesa diretora, vereador João Rocha (PSDB), se comprometeu a realizar o concurso. O processo foi arquivado pelo período de seis meses.

No último dia 10 o MPE-MS cobrou a Câmara, alegando que estudo para saber a real necessidade de fazer as substituições de contratados para concursados ainda não estava presente nos autos. Nessa terça-feira (21) o cronograma foi juntado à ação. Levando em consideração que o recesso parlamentar vai da segunda quinzena de dezembro a fevereiro do ano seguinte, as convocações podem ocorrer somente em 2018.