A prefeitura de Aquidauana lançou na última sexta-feira (19), através da Fundação de Cultura e Turismo, o projeto “Amigos do Museu”, para revitalizar o Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antonio Paes de Barros”. O objetivo é buscar parcerias que façam doações de materiais de construção para a reforma e também mão-de-obra voluntária, possibilitando a reabertura do local. O Museu foi fechado em 2012 para uma reforma de três meses, mas o trabalho não foi concluído.

A arquiteta Beatriz Garcia, que é de família aquidauanense e hoje tem escritório sediado em Brasília, foi quem doou o projeto arquitetônico. O projeto lançado pela gestão do prefeito Odilon Ribeiro vai até o final do ano e visa também buscar parcerias para promover atividades e digitalização de um acervo para exibições na internet e também a reativação da banda municipal, com aulas de música.

“É um sonho do prefeito Odilon e da atual administração municipal, que tem buscado inúmeras parcerias para consolidar a reforma e reativação do Museu. Exército e UFMS são algumas das instituições que já firmaram apoio ao projeto, dentre inúmeras outras”, disse o chefe de governo, Wezer Lucarelli, representando Odilon.

O lançamento do Projeto Solidário “Amigos do Museu” lotou o plenário da Câmara Municipal de Aquidauana. A cerimônia contou com apresentações culturais e a presença de autoridades, representantes de instituições civis e militares, sociedade civil organizada e do fundador do Museu de Arte Pantaneira, Professor Francisco Trindade Leite, que hoje é reitor de uma universidade nos Estados Unidos. A equipe da Fundação de Cultura apresentou os objetivos do projeto, a atual situação do Museu e forma como se dará a arrecadação de doações.

Construído há quase cem anos, em 1918, o imóvel já foi sede da Caixa Econômica Federal, Asilo dos Idosos, Escola Padre Anchieta e Secretaria de Obras. Em 1999 foi inaugurado o Museu, que em 2002 ganhou o nome atual, em homenagem a um dos fundadores da cidade. Seu acervo inclui artefatos utilizados na Guerra do Paraguai, registros oficiais do município, objetos de comunicação e obras de artes de artistas regionais.

Doações – Quem tiver interesse em se tornar um “Amigo do Museu”, doando materiais de construção, podem ir até a sede do Museu de Arte Pantaneira ou a Fundação de Cultura para consultar a lista de materiais e fazer sua doação. Valores em dinheiro não serão aceitos. Uma placa com o nome dos doadores e demais parceiros será descerrada no ato de reinauguração, no hall de entrada do Museu, como forma de transparência e reconhecimento público pelo apoio.

 

Foto principal: Yuri Marinho