O último Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 26) que irá a atuar em solo haitiano já começou a embarcar para a Missão das Nações Unidas, para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O 26º Contingente Brasileiro tem a missão de contribuir para a manutenção de um ambiente seguro e estável, bem como de prestar apoio às atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais.

Nas ruas onde no passado ocorriam tiroteios diários entre gangues e militares da Força de Paz, hoje a maior ameaça que esses homens enfrentam são alguns cachorros latindo. Por causa dessa ação que ocorre há anos no Haiti, o sinal está claro de que é hora de encerrar, já que o Exército pacificou e organizou o país.

No 16 de maio foi o embarque do 1º escalão com quarenta militares para o Haiti. No último dia 22 foi a vez do 2º com trinta homens. A solenidade de despedida foi realizada no Aeroporto de Internacional de Viracopos e foi presidida pelo comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Diniz, com a presença do comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú; e do comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Mário Fernandes. Prestigiaram, também, a solenidade as famílias dos militares que seguiram para o cumprimento da missão de paz em solo haitiano. Faltam embarcar cinquenta militares. Trinta no 3º escalão no dia 27 de maio e vinte no 4º escalão, no dia 1º de junho.

O BRABAT 26 encerra a participação brasileira na Missão de Paz no Haiti criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas no ano de 2004. Ao longo desses 13 anos, o Exército Brasileiro contribuiu sobremaneira para a estabilização do país amigo, amenizando o sofrimento de sua população.

A escolha de Aquidauana para os treinamentos

O município de Aquidauana mais uma vez recebeu militares para treinamento do 26º Contingente Brasileiro da Companhia de Engenharia de Força de Combate. Os exercícios aconteceram no mês de Abril e início de maio.

Cerca de 120 homens, vindos de diversas organizações militares, estiveram no 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, onde durante este período se prepararam para a Minustah (Missão Para Estabilização do Haiti). Toda a estrutura do Batalhão, comandando pelo tenente-coronel Fábio Bogoni, esteve à disposição da tropa, onde foi realizada grande parte das instruções, alternando com atividades externas na cidade.

As instalações do 9º BE Cmb são ideais para o treinamento do contingente, a área de instrução Sargento Ribeiro Pires, o lago do quartel, o clima da cidade, que é parecido com o do Haiti. São aspectos que contribuíram para que a cidade fosse novamente escolhida.

 

Fotos: Divulgação