O campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS de Aquidauana iniciou uma série de atividades nesta semana, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente com os alunos. Desde o dia 03 de junho o Instituto participa ativamente de ações junto com a Prefeitura e o 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, com intuito de contribuir para a conscientização a respeito de responsabilidades ambientais, além de promover ações para a preservação dos recursos naturais.

Com o tema “Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”, o evento institucional de extensão será promovido de 3 a 9 de junho nos dez campi, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Uma das principais propostas é ofertar atividades gratuitas para a comunidade externa sobre a temática, como palestras, oficinas e minicursos.

Desde 2011, o IFMS reúne a comunidade escolar durante a Semana para debater sobre as questões ambientais e promover ações para a preservação dos recursos naturais. Também são ofertadas atividades para o público externo, como forma de conscientização sobre o tema.

Na manhã desta quinta-feira (08), o JNE acompanhou as atividades dos alunos na Fazendinha do Exército, local onde os militares realizam treinamentos. Foi elaborado um circuito pelo 9º BE Cmb, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de ter um contato com a fauna e flora locais, por meio da realização de uma caminhada em trilha ecológica e navegação no Rio Aquidauana.

Os alunos foram divididos em grupos e sob a supervisão de professores e militares experientes, seguiram de barco, em uma competição de remo, da Fazendinha até a prainha do município de Anastácio. O comandante do Batalhão, tenente-coronel Fábio Bogoni e a diretora do Campus de Aquidauana, professora Hilda Ribeiro Romero, acompanharam as atividades.