A suspeita na participação na onda de furtos no centro de Aquidauana, na última semana, Kátia da Silva Barbosa, 29 anos, conseguiu relaxamento da prisão na audiência de custódia que aconteceu no início da noite desta segunda-feira (12). Ela é namorada de Eraldo Pereira Gomes, 42 anos, dono da boca de fumo onde foram encontradas as mercadorias furtadas e velho conhecido da Polícia por traficar. A jovem mora em Campo Grande e cursa Direito na Universidade Unaes. Já Eraldo e Júlio César continuarão presos para garantia da ordem pública, já que são portadores de maus antecedentes criminais.

O Juiz de Direito Giuliano Máximo Martins conduziu a audiência e de acordo com o que consta nos Autos da Prisão em Flagrante Delito, não será imposto regime fechado para Kátia por conta de sua primariedade, por não ter antecedentes criminais e ter residência fixa. Ainda segundo o Magistrado, não existe indícios que tenha praticado os crimes de associação criminosa e furto. O fato da proprietária de uma das lojas furtadas e seu funcionário terem afirmado à polícia que a jovem visitou o estabelecimento comercial um dia antes ao furto e um carro semelhante ao seu tenha passado várias vezes na frente da loja na madrugada do crime, “ao menos nessa fase processual, não é o suficiente para concluir que tenha efetivamente participado do furto. Os réus apresentam versão semelhante e as provas são deveras frágeis”.

Já o namorado Eraldo, conhecido como ‘porquinho’, que estava nas ruas fazia pouco tempo, irá responder apenas pelo crime de receptação e pelo tráfico de drogas, crime pelo qual estava preso, já que no momento da prisão, a PM encontrou droga na residência. “Os indícios de que Eraldo Pereira teria cometido o crime de associação criminosa são frágeis, eis que apenas estava na posse dos objetos subtraídos sem outros elementos que possa concluir pela efetiva participação na sua prática”, consta nos autos. O JNE obteve a informação que a filha de porquinho está presa também por tráfico de drogas.

Em relação a Júlio César Martins, 31 anos, responsável por entrar nas lojas e subtrair as mercadorias, irá responder por furto. Mesmo tendo sido preso por associação criminosa, “não existe indícios de que praticou o crime de furto com esse elemento. Sua prisão mostra-se necessária para a garantia da ordem pública, dado que é portador de maus antecedentes criminais e responsável direto pelos furtos na última semana”.

O caso – Julio César Martins, 31 anos, acusado de furtar por duas vezes a Loja Casa Branca da família Suleiman e a Loja Duda Semi-Jóias, esta última na madrugada deste sábado (10), em menos de uma semana, ambas localizadas na mesma quadra, no centro de Aquidauana.

Policiais Militares foram acionados e analisando as imagens do circuito de segurança do comércio próximo as lojas, em menos de doze horas chegaram a Júlio César, conhecido no mundo do crime como ‘Cangão’. O homem estava dormindo em sua residência no bairro Ovídio Costa, quando recebeu a visita dos policiais do Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas – GETAM. O suspeito então disse que trocou as mercadorias em uma boca de fumo e passou a localização para a equipe, que solicitou o apoio das equipes da Rádio Patrulha e Rotai.

As equipes se deslocaram para Vila Quarenta, no local informado por Cangão, encontrando todos os produtos furtados da loja de semi-joias e também a maioria das peças do comércio da família Suleiman. Além das mercadorias, a polícia também encontrou pasta-base de cocaína para venda. Foram presos Eraldo Pereira Gomes, 42 anos, também conhecido da polícia e sua namorada, esta sendo revistada por uma policial feminina, teve em um dos seus bolsos um dos anéis furtados da loja de semi-joias. Em uma das imagens das câmeras de segurança, mostra a movimentação de um uno branco, mesmo modelo do veículo de Kátia.

Júlio César Martins, vulgo ‘Cangão’

Eraldo Pereira, vulgo ‘Porquinho’