Em depoimento na 2ª Polícia Civil, na tarde desta segunda-feira, 3 de julho, sargento da Polícia Militar, César Diniz da Silva, de 43 anos, relatou ter sido agredido pelo tenente aposentado João Miguel Além Rocha, 50 anos, antes da troca de tiros entre os dois começar no sábado passado, 1 de julho, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande. O confronto que teve um veículo Nissan como pivô terminou na morte do tenente e causou ferimentos em rapaz que trabalhava nas proximidades.

 

“César Diniz da Silva afirmou que antes de haver troca de tiros, a vítima desferiu um tapa em seu rosto, sacou a arma e começou a atirar na direção dele. Aí ele deitou-se no chão sem ser atingido pela vítima. Em seguida, ele se levantou e atirou. Ele disse ainda que quando a vítima já estava caída ao chão afastou o revólver dele e foi procurar socorro”, afirmou o delegado Weber Luciano de Medeiros.

 

Conforme o delegado, os dois, autor e vítima, reclamavam a posse do veículo Nissan. César Diniz teria comprado o carro em sociedade com um terceiro. Ocorre que no dia do crime ao chegar à oficina onde o carro estava se deparou com Rocha tentando colocar a Nissan em um guincho, o que não aceitou. “Ele disse que chegou a sugerir a Rocha que fossem a uma delegacia resolver o problema, aí a discussão começou”, mencionou.

 

Conforme o delegado, as investigações estão apenas começando. Testemunhas ainda serão ouvidas. O revólver calibre 38 de Rocha e a pistola calibre 40 de Diniz estão recolhidas pela Polícia Civil, assim como o veículo pivô do crime. O sargento explicou que não conhecia Rocha e nem fazia ideia que se tratava de um policial quando a confusão começou.

 

Em princípio, o sargento está sendo indiciado por homicídio. Sobre o rapaz que ficou ferido acidentalmente, o delegado esclareceu que será preciso investigar de onde partiu o disparo que acertou o jovem. Se for da arma de Diniz, o sargento será indiciado também por tentativa de homicídio. Por hora, o delegado não pedirá a prisão dele, pois considera que o policial está colaborando com as investigações.

 

Diniz está afastado da PM em função de problemas de saúde. O advogado dele Sebastião Francisco dos Santos Júnior mencionou que ele teria rompido o tendão da perna direita. Conforme o delegado, não constam no sistema policial registros de crimes praticados por Diniz, mas há uma denúncia de violência doméstica.

 

Rapaz ferido – O jovem ferido acidentalmente na virilha Gustavo de Oliveira Mendonça, 18 anos, passou por cirurgia para retirada da bala na Santa Casa e se recupera bem, segundo assessoria de imprensa do hospital. O rapaz poderá ter alta médica ainda nesta semana.