Não há previsão de chuva em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, a umidade relativa do ar fica igual, ou abaixo de 30% no Estado. Não chove desde o dia 19 de junho e o tempo deve permanecer assim até o próximo dia 19.

 

Com o tempo seco, a saúde também fica em risco. O meteorologista sugere a adoção de medidas preventivas contra a baixa umidade, principalmente em escolas, repartições públicas e onde ocorrerem atividades físicas. Entre as medidas, está na maior ingestão de água,  no uso de ar condicionado, roupas brancas e leve, de protetores solares acima de 30, uso de ventilação natural. Os cuidados, lembra Natálio, devem ser intensificados quando se tratarem de crianças e idosos.

 

Queimadas – As queimadas, que também aumentam nesse período, contribuem com o tempo seco e para o contato mais fácil com doenças respiratórias. Juntos se tornam um perigo para a população, já que as queimadas, caso inaladas, causam alterações no organismo. Uma pessoa que inala frequentemente a fumaça, pode se comparar a uma que fumou um cigarro.

 

Aquela terrível dificuldade de respirar, o chiado no peito, ressecamento das narinas e até sangramento são ocasionados por esse tempo. As pessoas que já tem doenças como bronquite e pneumonia podem estar sujeitas facilmente a esses sintomas em um quadro mais grave. Os grupos de risco, como crianças e idosos, também.

 

Para evitar, é necessário ter alguns costumes rotineiros, como evitar cortinas, tapetes, bichos de pelúcia e cobertores, o ideal é usar edredom. Também deve se tornar um costume higiene das mãos em primeiro lugar, elas são o veículo das doenças. A casa deve estar sempre arejada, permitir a entrada do sol e se preciso, usar vaporizador, toalha molhada na cabeceira da cama e até um balde com água para manter a umidade.

 

Pessoas que tem inalador em casa e sentir dificuldade de respirar, podem usá-lo com soro. Já as pessoas que já fazem o uso, até por conta de outras doenças, podem também fazer esse uso com mais frequência.

 

Foto: Luciano Muta