O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em sua página oficial do Facebook após condenação proferida por Sérgio Moro, na tarde desta quarta-feira. O documento é assinado pelos advogados do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins.

Na nota, os defensores afirmam que Lula tem sido objeto de investigação politicamente motivada, “já que nenhuma evidência crível de culpa foi produzida””””. Esta é a primeira vez que um presidente do Brasil é condenado por corrupção.

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Lava Jato na primeira instância, a nove anos e meio por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do apartamento triplex no Guarujá.

Ainda segundo o documento, os advogados abordam o fato de que Moro “expôs seu viés e motivação política claros desde o início até o fim do processo”. Talvez na parte mais dura da posição dos advogados do ex-presidente, eles afirmam que “o julgamento de Lula envergonhou o Brasil ao ignorar evidências esmagadoras de inocência”.

Para os advogados, o ex-presidente tem sido vítima de lawfare, o uso da lei para fins políticos. A nota fecha dizendo que o processo foi um enorme desperdício de dinheiro público e que os defensores do ex-presidente recorrerão “em cortes não tendenciosas, incluindo as Nações Unidas”.