Uma nova frente fria em formação desde o início dessa semana na região Sul do Brasil e no Uruguai deve causar impacto nas temperaturas do Estado nesta quinta (03) e sexta-feira (04).  Conforme Franciane Rodrigues, especialista em meteorologia do Cemtec/Agraer, além da queda na temperatura, a condição do tempo também vai provocar chuva em algumas cidades sul-mato-grossenses.

Estão previstos cinco milímetros para os municípios de Caracol, Bela Vista, Antônio João, Amambai, Ponta Porã e Sete Quedas, segundo a especialista. “Essa frente fria pode trazer bastante nebulosidade e queda nas temperaturas em todo Mato Grosso do Sul. Já a chuva, de pequena intensidade, chegará apenas as regiões sudoeste e sul do Estado”, explica.

Ainda de acordo com Franciane Rodrigues, a nebulosidade vai ocasionar pequena elevação na umidade relativa do ar, que se encontra em níveis críticos, e que, apesar da aparente boa notícia, a estiagem retorna já no fim de semana e deve permanecer durante todo o mês de agosto até o início de setembro.

“Quando há muitas nuvens significa que os níveis de umidade se elevaram. Nesse período, com a passagem da frente fria as linhas de instabilidade devem melhorar a qualidade do ar, mas em agosto, o sistema de alta pressão que incide no Brasil faz com que a umidade relativa do ar seja baixa, principalmente na região central do país”, alerta a meteorologista.

A frente fria prevista será de pequena intensidade fazendo com que as temperaturas variem entre 15 e 26 na quinta-feira, dia 03, e entre 11 e 28 graus, na sexta-feira, dia 04, sendo que o calor retorna no fim de semana.

 

Aquidauana e Anastácio

Já nas cidades vizinhas a intensidade da frente fria será leve. De acordo com o Climatempo, na quinta-feira a mínima será de 17°C e a máxima não deve passar dos 23°C. Já na sexta, a mínima cairá para 14°C e a máxima chegará aos 25°C. A previsão para o final de semana será de 15°C e não deve passar dos 31°C. Ainda segundo o site de meteorologia não deve chover na região.

 

Foto: Sirnay Moro