Tradicionalmente na programação de aniversário do município, que vai completar 125 anos nesta terça-feira (15), a Câmara de Aquidauana realizou uma sessão solene para a entrega dos títulos de “Cidadão Aquidauanense” e “Cidadão Emérito Deputado Nelson Trad”. O evento de honrarias aconteceu na noite da última sexta-feira (11) no plenário Estevão Alves Corrêa, da Câmara Municipal.

Os homenageados foram indicados por cada vereador, por meio de decreto legislativo aprovado em sessão. O objetivo é conceder homenagem às pessoas que os vereadores consideram terem contribuído com o progresso e o desenvolvimento econômico e social do município de Aquidauana.

Foram 36 homenageados dos mais diversos segmentos, no total. Um deles é o Seu Assis Alexandre da Silva, o famoso Assis Pipoqueiro, que trabalha vendendo pipocas em Aquidauana há quase quatro décadas. Bastante querido pela população, ele recebeu o título “Cidadão Emérito Deputado Nelson Trad”, por indicação do vereador Cláudio Alviço (PEN).

O tenente-coronel Fábio Batista Bogoni, atual comandante do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Carlos Camisão), também foi homenageado. Com a responsabilidade de estar à frente de uma unidade que é considerada referência nacional em trabalhos de engenharia, a exemplo da Operação Rio Preto, onde uma ponte LSB foi montada em tempo recorde, na divisa do Mato Grosso com o Pará, uma valiosa contribuição nacional, levando o nome de Aquidauana como referência, além de inúmeras contribuições para o município. Ele foi contemplado com o título de “Cidadão Aquidauanense”, indicado pelo vereador Edinho Grance (DEM).

“Porto-velhense de nascimento e, agora, aquidauanense de coração, graças à generosidade de uma gente extraordinária, que me acolhe como filho e concidadão. Conferir um título de cidadão honorário é a maior homenagem que o poder legislativo municipal de qualquer cidade presta a uma pessoa. Razão pela qual ser agraciado com essa importante honraria é motivo de alegria, contentamento e orgulho, especialmente quando se trata de uma das mais importantes cidades do Estado do Mato Grosso do Sul, como é o caso de Aquidauana, a querida e encantadora cidade Portal de Entrada do Pantanal”, disse o comandante sobre a homenagem.

Os jovens padres, o pároco Thiago Palmeira Machado, responsável pela administração da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e Sérgio Reis de Lima, responsável pelo grupo de jovens da matriz, também receberam títulos de “Cidadão Aquidauanense”, Thiago por indicação do vereador Mauro do Atlântico (PMDB) e Sérgio por Sebastião Rodrigues (PSDB).

Ramão José Marques de Souza, conhecido como Ramãozinho, um dos responsáveis pela Sanesul em Aquidauana, também foi agraciado com o título, pelos relevantes serviços prestados a população, a frente da empresa de Saneamento Básico, por indicação do presidente da Casa de Leis, vereador Valter Neves (PSDB).

Confira, abaixo, a relação dos homenageados por cada vereador.

TÍTULO “CIDADÃO AQUIDAUANENSE”

Vereador Edinho Grance (DEM)

Fábio Batista Bogoni

Lenir Fogaça dos Santos Corrêa

 

Vereador Mauro do Atlântico (PMDB)

Artur Padilha

Thiago Palmeira Machado

 

Vereador Moacir Pereira de Melo (PMDB)

José Diderot Fonseca Junior

Mário Sérgio Clemente

 

Vereador Gabriel Silvério da Silva – Bié (SD)

Herculano Borges Daniel

Paulo Eli dos Santos

 

Vereador Válter Neves Barbosa – Caburé (PSDB)

Ramão José Marques de Souza

Reginaldo Francisco Régis

 

Vereador Marcelo Garcia (PEN)

Carlito de Souza Barboza

Vanderley Galvão Matos

 

Vereador Cláudio dos Reis Alviço (PEN)

Jolimar Antônio Schiavo

Renê Francisco Martinez

 

Vereador Aguinaldo da Saúde (PDT)

Francisco Clementino José de Paula

Tatiana Cardoso Pereira

 

Vereador Anderson Meireles (PSB)

José Carlos Barbosa

Antonio Lemes de Rezende

 

Vereador Sebastião Rodrigues dos Santos (PSDB)

Francisco Cáceres

Sérgio Reis de Lima

 

Vereador Nilson Pontim (PSDB)

Cleiton Almeida Andrade

Joel Severino da Silva

 

Vereadora Lenilda Damasceno (PDT)

Marcos Antonio Luglio

Rodrigo Lúcio dos Santos

 

Vereador Youssef Saliba (PDT)

Heric Ricard Guimarães França

Bráulia Paredes

 

TÍTULO “CIDADÃO EMÉRITO DEPUTADO NELSON TRAD”

Vereador Edinho Grance (DEM)

Haroldo Louveira

 

Vereador Mauro do Atlântico (PMDB)

Raimunda Luzia de Brito

 

Vereador Gabriel Silvério da Silva – Bié (SD)

Neusa Maria Gehre de Oliveira

 

Vereador Válter Neves Barbosa (PSDB)

Vitor Maksoud

 

Vereador Marcelo Garcia (PEN)

Altevir Florenciano Ferreira

 

Vereador Cláudio dos Reis Alviço (PEN)

Assis Alexandre da Silva

 

Vereador Aguinaldo da Saúde (PDT)

Leopoldo Botelho

 

Vereador Anderson Meireles (PSB)

Luiz Carlos Mendes

 

Vereador Nilson Pontim (PSDB)

Pedro Puttini Mendes

 

Vereador Youssef Saliba (PDT)

Vicínio Vieira Jardim