Uma britânica de 7 anos ficou com graves queimaduras e cicatrizes no braço após fazer uma tatuagem de henna negra enquanto estava hospedada com a família em um hotel quatro estrelas do Egito. A pequena Madison Gulliver estava de férias, quando seu pai, Martin, permitiu que ela fizesse uma tatuagem temporária oferecida por um salão dentro do hotel, na cidade turística de Hurghada, às margens do Mar Vermelho. Dias depois, com a família já em casa, no Reino Unido, o braço começou a coçar e bolhas foram ocupando o lugar da tatuagem. Os pais correram com a menina para o hospital, onde ela teve as bolhas cortadas e, agora, está em uma unidade de gerenciamento de cicatrizes.

Os médicos do Hospital Salisbury District, especializado em queimadiras, informaram que Madison precisará usar uma ligadura de pressão por pelo menos seis meses para minimizar as cicatrizes. O pai conta que os médicos ficaram “chocados” ao descobrir o alto nível de PH nas bolhas, indicando uma queimadura química.

— Eles decidiram tratar a pele removendo as bolhas, para que pudessem acessar a pele queimada por baixo — explicou o pai, Martin, ao portal “Daily Mail”. — Eles pensaram que eles poderiam absorver as bolhas e esfregá-las, mas isso não foi possível porque elas eram tão espessas que eles tiveram que cortá-las.

O pai reclama da negligência do hotel, o quatro estrelas Fort Arabesque Resort, Spa & Villas:

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) adverte que essas tatuagens de “henna negra” podem conter altos níveis de tinta química tóxica. A tinta contém um ingrediente chamado parafenilenodiamina (PPD), substância conhecida como a que mais causa alergia em tinturas de cabelo.

No momento, a pequena Madison está recuperada, mas ainda se encontra no hospital. Ela passará por um longo tratamento de suavização de cicatrizes, mas provavelmente não conseguirá removê-la por completo.

— Ela está potencialmente marcada para toda a vida — lamenta o pai.

O hotel egípcio pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que já não oferece mais as tatuagens de henna. Em um email para a família, Heike Moursy, gerente de relacionamento do hotel, disse:

As informações são do Jornal O Globo