A polícia da Bolívia desarticulou nesta segunda-feira (4), na cidade de Santa Cruz, uma quadrilha de tráfico de armas formada por bolivianos, dois brasileiros e um boliviano-americano que tinham 27 armas com o objetivo de levá-las a Brasil e Paraguai. A informação é da EFE.

O ministro de Interior boliviano, Carlos Romero, detalhou em entrevista coletiva que as armas são de uso militar, calibre 5.56 e que também foram confiscados celulares, sete veículos e US$ 7.300.
“Presumivelmente, os integrantes desta organização de tráfico de armas seriam os fornecedores para organizações criminosas dedicadas a assaltos violentos”, disse Romero.

As armas chegaram à Bolívia por meio de serviços de transferência, estavam descarregadas e camufladas como peças agrícolas ou de veículos que vinham do porto chileno de Iquique. Romero indicou que estas armas em alguns casos tinham mira telescópica e um alcance de até 500 metros.

Por sua vez, o comandante departamental da polícia de Santa Cruz, Ruben Suárez, informou que o armamento estava de passagem pelo país e que seu destino final era Brasil e Paraguai. A polícia não identificou o fornecedor da mercadoria, mas, sim, o suposto líder da quadrilha, Miguel Ángel Suárez, agora detido e contra quem havia duas ordens de prisão, segundo a imprensa.

Em um caso que data do último mês de fevereiro, a polícia também relacionou Suárez com uma carga de 72 armas provenientes dos Estados Unidos, descobertas no fundo falso de um contêiner.

 

Passagem por Aquidauana

Homens da Polícia Boliviana passaram por Aquidauana na manhã desta segunda-feira (04) acompanhados do Comandante do 6º Batalhão PM de Corumbá, tenente-coronel Silva Neto.

Coronel Jose Gonzalo Mercado Alvarez (Diretor Nacional de Pessoal), o Capitão Helguero Ayala Roberto Alvaro (Ajudante de Ordens) e os Tenentes Balboa Illanes Juan Victor (Operador Tático) e Ruiz Balderrama Luis Alfredo (Oficial Patrulheiro), ambos da Bolívia, serão condecorados com honrarias (medalhas), a serem entregues nesta terça-feira (05) em cerimônia realizada pelo Comandante-Geral da PMMS na capital do Estado, em comemoração aos 182 anos da Corporação.

Tal fato é reconhecimento e justiça pelos trabalhos conjuntos realizados nos últimos anos entre a PMMS e a Polícia Boliviana, no combate ao tráfico de drogas e armas na fronteira entre os países.

Por conta de passarem por Aquidauana, ambos fizeram questão de conhecer as instalações do Quartel do 7º Batalhão PM e trocar algumas informações relacionadas à Segurança Pública e desarticulação do crime.

 

Foto Principal: Ilustrativa