Foi divulgada nesta quarta-feira (13) uma nota de esclarecimento emitida pelo Hospital Regional Dr. Estácio Muniz em Aquidauana, sobre suposta negligencia médica que levou a morte de Moisés Eduardo, 4 anos, diagnosticado com meningite bacteriana na Santa Casa da Capital. O menino faleceu no dia 02 de setembro.

Segundo os pais da criança, foram quatro tentativas na Unidade Hospitalar por atendimento ao filho até o encaminhamento para a Capital. O pequeno a princípio foi diagnosticado com Otitte pelo médico do Posto de Saúde próximo a casa da família, mas o profissional reforçou aos pais que procurassem o Hospital caso os sintomas persistissem e foi aí que o drama começou.

Segundo nota, o diretor administrativo diz que sindicância interna está sendo instaurada junto aos profissionais que prestaram atendimento ao menor entre os dias 28 e 31 de agosto, com intuito de checar todos os procedimentos adotados no caso em questão.

A nota ainda diz que que todas as condutas relativas aos sintomas apresentados pela criança, foram tomadas pela equipe que assistiu a mesma desde seu atendimento inicial na unidade básica até o momento de sua transferência em caráter de urgência para o município de Campo Grande. Fato que não condiz com o relato dos pais de Moisés, que disseram à reportagem do JNE que chegaram a implorar para que um pediatra examinasse o filho, e que exames fossem feitos, porém sem sucesso, e só encaminharam a criança para Santa Casa quando na quinta tentativa, ela chegou desfalecida no hospital.

A publicação ainda diz que hospital já solicitou cópia dos atendimentos médicos prestados ao menino e estará encaminhando ao CRM-MS para que seja apurado junto às comissões do conselho, se houve qualquer tipo de irregularidade nos atendimentos prestados ao paciente. A nota é finalizada dizendo que direção do hospital e toda a equipe de saúde do município se sensibiliza com a dor da família pela perda e que acredita que todos os procedimentos realizados foram de acordo com as melhores condutas possíveis perante um caso como o que se apresentou.

O JNE está acompanhado o caso e irá nos próximos dias entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina do Estado para solicitar informações sobre o fato.

 

Confira na íntegra, a nota que circula somente nas redes sociais até o fechamento desta matéria:

Nota de Esclarecimento

A direção do Hospital Regional de Aquidauana – Dr. Estácio Muniz, vem através deste declarar que está sendo instaurada uma sindicância interna junto aos profissionais que prestaram atendimento ao menor M.E.R.S.S, entre os dias 28 e 31 de agosto do presente ano, com intuito de checar todos os procedimentos adotados no caso em questão.

Vale ressaltar que todas as condutas relativas aos sintomas apresentados pela criança foram tomadas pela equipe que assistiu a mesma desde seu atendimento inicial na unidade básica até o momento de sua transferência em caráter de urgência para o município de Campo Grande.

A direção clínica do referido hospital já solicitou cópia dos atendimentos médicos prestados ao menor supracitado e estará encaminhando ao CRM-MS para que seja apurado junto às comissões do conselho, se houve qualquer tipo de irregularidade nos atendimentos prestados ao paciente.

A direção do hospital e toda a equipe de saúde do município se sensibiliza com a dor da família pela perda desta preciosa vida e acreditamos que todos os procedimentos realizados neste município foram realizados de acordo com as melhores condutas possíveis perante um caso como o que se apresentou.

Joacir Gomes Mendes 
Diretor Administrativo da AAAH