Apesar de ter ficado conhecida como “A favorita do Príncipe”, Domitila (Agatha Moreira) vai ter uma prova nada agradável da dimensão do amor de Pedro (Caio Castro) por Leopoldina (Letícia Colin), na reta final da novela “Novo Mundo”. Em cenas dos últimos capítulos da trama das seis, a amante se enfurece ao ver um beijo do casal e prepara sua arma para matar a Imperatriz, mas antes de apertar o gatilho, é atingida por um tiro disparado pelo Imperador.

Dom Pedro expulsa Domitila do Paço ao vê-la discutindo com Leopoldina

Tudo começa em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de quarta-feira (20), depois que Domitila já tiver voltado para o Rio de Janeiro contra as ordens de Pedro, que será levado até ela à força, numa espécie de “sequestro por amor”. Não satisfeita, a concubina manda um bilhete para a rival dizendo que seu marido está com ela, e chegará a ir até o Paço, onde tem um novo embate com Leopoldina, e acaba sendo mais uma vez expulsa pelo amado.

Pedro atira em Domitila para salvar Leopoldina

No mesmo capítulo, Domitila fica sabendo por meio de Patrício (André Dias), que Pedro e Leopoldina farão um passeio juntos. Furiosa pela humilhação e inconformada em ser a outra, ela vai atrás dos dois e, ao vê-los se beijando, engatilha sua arma, mirando contra a Imperatriz. Contudo, Pedro a vê e atira na amante a tempo de impedi-la de atentar contra a vida de sua mulher.

Pedro manda Domitila de volta para São Paulo

Apesar da decisão tomada, Pedro se desespera ao ver que Domitila está ferida e Leopoldina, apesar de tudo, não pensa duas vezes e se apressa em ajudar a mulher que tanto a fez sofrer propositalmente e que teria atirado nela, não fosse a intervenção do marido. O ferimento, porém, não é grave e Domitila logo se recupera. Pedro então manda Francisco (Alex Morenno) levar Domitila de volta para São Paulo.

Leopoldina terá final feliz com Pedro

No capítulo final de “Novo Mundo”, Domitila aparece assistindo à coroação dos Imperadores, escondida sob um véu no meio da multidão. Apesar de continuar sendo amante de Pedro, o final feliz que a novela enfatiza é o do casal Leopoldina e Pedro. Eles vão trocar declarações de amor, apaixonados quando ficam a sós, depois de serem coroados. Vale lembrar que historicamente, Domitila não conseguiu assumir o lugar de Leopoldina nem mesmo após a morte da rival, pois dom Pedro I se casou com outra princesa europeia após ficar viúvo.