O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, tenente-coronel Airton Praeiro participa da 4ª Edição do Curso de Gestor das Unidades de Combate às Drogas, que está sendo ministrado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos – Drug Enforcement Administration (DEA), órgão responsável pelo combate às drogas nos Estados Unidos. O evento teve início nesta segunda-feira (18) e terá duração de uma semana.

Como a BR-262, rodovia considerada rota do tráfico, que corta Anastácio e Miranda, dando acesso aos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana, cidades que compõem o 7º BPM, e segue até Corumbá, próximo a fronteira com a Bolívia, a participação do comando é de relevante importância, já que a capacitação foi projetada para os comandantes/diretores responsáveis por unidades operacionais de repressão a entorpecentes, e deve abordar nestes cinco dias temas como instruções sobre planejamento operacional, resposta a incidentes críticos, gerenciamento de riscos, segurança policial, liderança, ética e profissionalismo na aplicação da lei, gerenciamento de fontes de informações confidenciais, mandados de busca, entregas controladas e narcoterrorismo.

Policiais Militares do respectivo Batalhão vêm se destacando no combate ao tráfico de drogas na região, derrubando bocas de fumo e tirando traficantes de circulação. “Estamos redobrando esforços para retirar drogas e armas de circulação em nossos municípios e seus respectivos distritos, através de ações ostensivas e preventivas e operações de grande porte. A população pode confiar no trabalho da Polícia Militar, estamos nos empenhando ao máximo para colocar traficantes atrás das grades”, reforçou coronel Praeiro.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, delegado Antonio Carlos Videira, o Estado vem se destacando no combate ao tráfico de drogas. “Nós estamos atentos, e investindo em equipamentos e capacitações. A parceria com o DEA é mais uma oportunidade ímpar de nos colocarmos no nível de treinamento e inteligência dos EUA. Hoje as nossas policiais desempenham um papel de extrema importância para todo Brasil”, enfatizou o secretário.

O curso que acontece até sexta-feira (22) é oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, voltado para as ações do Plano Nacional de Segurança Pública.